terça-feira

Presépios de Natal



Num dia gelado, estávamos na sala de aula a falar do Natal e…sabem o que aprendemos? Aprendemos que quem inventou o presépio, foi São Francisco de Assis em 1223, lá na Itália, onde morava. Era véspera de Natal e durante a celebração, São Francisco começou a modelar as figuras e, assim, aos poucos, foi criando as imagens e contanto a história do nascimento de Jesus. Estava nascendo assim, o primeiro presépio da humanidade.
E como gostamos muito do Natal, resolvemos também construir o nosso presépio. Surgiram várias ideias e de repente, alguém falou:
- Vamos refletir, pensar e agir contra a destruição do meio ambiente e por isso, toca a procurar tudo o que há para reutilizar!
E sabem porquê? Porque reutilizar, significa dar novo uso aos materiais já utilizados. Desta forma, reduz-se a quantidade de resíduos a tratar, a enviar para reciclar ou para destino final, e poupam-se recursos naturais.
Então, rumo à arrecadação, havia muito material a reutilizar e eclodiram várias ideias:
- Ah…como aqui há muitos jornais, que tal fazermos os rostos dos humanos e dos animais com pasta de papel? E aqui também há embalagens vazias de sabão, podíamos aproveitar para o resto do corpo…Ei… e pintamos estes papéis dos sacos da farinha, com viochene, para fazer a gruta…
Alto consenso! Assim foi…toca a ir para casa procurar mais jornais, pedir aos vizinhos e aos pais, mais embalagens de sabão e à padaria mais sacos de farinha vazios e outros para decorar. Até muitos pais disseram:
- Que bom fazer uso dessas coisas, menos lixo para encaminhar e assim, o ambiente ajudar!


Sem comentários:

Enviar um comentário